biopsia de pele

Biopsia

Procedimento cirúrgico de baixo risco e com poucas complicações, onde o médico retira uma amostra da pele que será analisada posteriormente por um médico patologista (exame anatomopatológico). O resultado da análise ajuda a concluir um diagnóstico feito pelo médico responsável. Ela pode diagnosticar desde doenças inofensivas, como verrugas ou cistos, até as mais preocupantes, como o câncer.

A decisão de realizar uma biópsia pode ser feita quando, por meio do exame visual ou com algum equipamento de imagem (um dermatoscópio, por exemplo), o médico percebe uma alteração significativa e precisa saber exatamente o que está acontecendo.

Tipos de biopsia de pele

Há diversos tipos de biopsia de pele e todas são realizadas com anestesia local, similar à anestesia dos dentistas.
Biopsia com Punch: o dermatologista utiliza um pequeno tipo de bisturi circular (punch), para retirar uma amostra da lesão. A ferida resultante é pequena e pode receber um ponto para ser fechada. Vários diâmetros de punches são disponibilizados, cada um é adequado para um propósito diferente.
Shaving ou Curetagem: Nestes casos a lesão é removida utilizando-se lâmina de bisturi, tesoura delicada ou uma cureta. A incisão é feita paralelamente à pele, de forma semelhante ao ato de barbear (shaving). É ideal para lesões que se elevam acima da superfície da pele. Não há necessidade de pontos.
Biopsia incisional: Neste tipo se utiliza um bisturi para a remoção de fragmentos maiores de pele. O corte deve ser suturado com pontos.

Agende uma Consulta

Telefone

(11) 3660-4850
(11) 96449-0607

E-mail

dermaclinica@dermaclinica.com.br
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Nossos Artigos Recentes

Receba Nossa Newsletter!